UM GESTO QUE NÃO PASSA DE UMA AMEAÇA

2011 | A gesture that is nothing but a threat











 





Disponível para digressão / Available for touring | próximas apresentações / upcoming presentations


Ramificações do espectáculo | extensions from the show:  ARREMESSO
 

UM GESTO QUE NÃO PASSA DE UMA AMEAÇA foi premiado com o Prix Jardin d'Europe 2011.
A GESTURE THAT IS NOTHING BUT A THREAT was awarded the Prix Jardin d'Europe 2011.


Direcção, interpretação e texto / Direction, performance and text_Sofia Dias & Vítor Roriz
Som / Sound_Sofia Dias
Colaboração Artística / Artistic Collaboration_Catarina Dias
Figurinos / Costumes_Lara Torres
Direcção Técnica e Iluminação / Technical Direction and Lights_Nuno Borda de Água
Co-produção / Co-production_Box Nova/CCB, O Espaço do Tempo, CDCE
Parceiros / Partners_Alkantara, ACCCA, O Rumo do Fumo, Negócio/ZDB, Bains Connective
Difusão / Touring_Materiais Diversos.
Administração financeira / Financial administration SUMO Associação de Difusão Cultural 
Apoio / Support_Projecto financiado por Governo de Portugal/Secretário Geral da Cultura - DG Artes
Agradecimentos / Acknowledgements_Pietro Romani, Maria Ramos, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, André Pires Calvário, Cláudia Mateus.

duração / lenght: 40' (aprox.)


Como quando repetimos uma palavra até ela perder o seu significado, neste trabalho procuramo-nos situar nesse momento de perda e atribuição de sentido, de degeneração e transformação, indo ao encontro do modo caótico como a nossa mente percebe e associa acontecimentos. Assim, libertamo-nos de determinismos semânticos e sintáticos, dissimulamos e hierarquia aparente entre a palavra, a voz, o movimento e o gesto e aspiramos a novas constelações de sentido que reflictam a complexidade da experiência humana que tão ingenuamente se tenta conter em sistemas e modelos.

(ENG) As when we repeat a word until it loses its sense, in this work we'll try to place ourselves in that moment of loss of significance and within that possibility of degeneration and transformation, other words emerge. In changing the usual logics on the use of words we can observe how our mind works - from the apparent chaos of sound textures there is always a way of finding a logic and a connection to something we recognize. In this way we free ourselves from semantic and syntax determinisms, we dissimulate the apparent hierarchy between word, voice, movement and gesture, aspiring to new constellations of meaning that reflect the complexity of human experience that, so naively, we tend to contain in controlled systems and models.


Ante-Estreia / Avant-Premiere: 1 Junho / June 2011 - PT.11 O Espaço do Tempo.
Estreia / Premiere: 2 Julho / July 2011 - CCB, Box Nova (Lisboa).